sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O Manjericão (Ocimum basilicum L.)



O mangericão é originário do Médio Oriente, Índia e região mediterrânica, mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo. Apareceu na Europa no séc. XVI. Na Índia, é uma planta sagrada e é muito plantado nos templos onde é conhecido pelo nome de tulsi (ocymum demiflorum).

Chá de Manjericão:
Em forma de chá, o manjericão alivia dores de cabeça de origem nervosa e regulariza o ciclo menstrual.

Indicações: Aftas, aumentar a lactação, dor de cabeça nervosas, espasmo, gases, gastrite, reumatismo.

Propriedades medicinais: Anti-febril, diurético, estimulante digestivo, sedativo, suforífico.

O seu uso aumenta a circulação cerebral e melhora a memória, contribuindo para melhor clareza de pensamentos. É perfeito para por termo ao mau hálito (halitose) e para fazer a higienização da sua boca.
Se está constipado lembre-se que o uso do Manjericão aumenta também a capacidade do nosso organismo para resistir e combater infecções virais e bacterianas.

Preparação do chá de Manjericão:
Parte utilizada: Folhas.
Modo de Usar : 2 gramas da planta para um copo de água.

Adicionar as folhas de manjericão numa chávena de água a ferver e abafar por aproximadamente 10 minutos. Após coar, o chá está pronto para ser bebido.

O manjericão também pode ser utilizado nas saladas e confere um óptimo sabor aos molhos de tomate.

O poder nutritivo e medicinal do manjericão é notável, dada sua quantidade de vitaminas, minerais, e fito nutrientes. É conhecida desde os tempos antigos, quando era usada pelos gregos como símbolo de paz, harmonia e felicidade. Primo do funcho, do cominho e da erva-doce, contém químicos naturais, como o sabineno eugenol, cimeno, linalol, acetato de linalilo, e terpineol, compostos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

O manjericão possui níveis impressionantes de Vitamina C (ácido ascórbico). Por cada 100 gramas, fornece 51,4 mcg ou 86% da DDR, a Dieta Diária Recomendada. O Ácido Ascórbico é um dos melhores antioxidantes naturais para o combate aos radicais livres, também reforça o Sistema Imunitário, é anti viral e acelera a cicatrização de feridas.

Esta erva é uma das melhores fontes de Vitamina K, que por sua vez é dedicada à construção da massa óssea e à manutenção da saúde da pele. Estudos científicos estabeleceram que limita os danos neuronais no cérebro, fazendo com que a Vitamina K seja relevante no tratamento da Doença de Alzheimer.

Importante: Devemos ter sempre em conta que há no entanto situações em que as drogas químicas são essenciais e este artigo não deve de forma alguma substituir uma consulta com o seu médico assistente.

Para fazer a sua encomenda de banhos de ervas, ou pedir orientação, pode nos contactar por mensagem privada no facebook ou ainda por email: 
mestremachadomago@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário